PARE, ESCUTE, OLHE



“PARE, ESCUTE, OLHE” ESTREIA NA SIC TELEVISÃO A 16 DE ABRIL

O documentário “Pare, Escute, Olhe”, já tem estreia marcada na SIC Televisão (co-produtora do filme). Adaptado a uma versão de 55 minutos, o documentário será exibido no dia 16 de Abril, às 23h30 - depois da novela Laços de Sangue.


:: SINOPSE :: Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.


Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.


PARE, ESCUTE, OLHE é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.


Pare, Escute, Olhe estreou no DOCLISBOA 09 – o principal festival de documentário em Portugal -, e venceu os três prémios da competição nacional, incluindo o de Melhor Documentário Português e Melhor Montagem. No mesmo dia, o documentário arrebatou também os três principais prémios no CINE ECO - Festival de Cinema e Ambiente de Seia, entre os quais Prémio Ambiente e Prémio Lusofonia. Em Novembro passado recebeu o Prémio para Melhor Documentário nos Caminhos do Cinema Português.

No circuito comercial, esteve em exibição nos Cinema Lusomundo (Amoreiras, Parque Nascente, Coimbra, Torres Vedras, Aveiro, Vila Real), no Cinema City Alvalade, cineteatros e cineclubes do país. Segundo notícia da Lusa (19/07), foi um dos filmes portugueses mais vistos no primeiro semestre de 2010. Calcula-se que até ao momento, quer no circuito comercial e fora dele, perto de seis mil pessoas viram o filme.


Desde Dezembro está à venda o DVD do documentário “Pare, Escute, Olhe” -, uma edição dupla, com mais de duas horas de extras. Face ao acesso a material antigo, bem como muitas das estórias que não tiveram lugar nos 102 minutos de documentário, o realizador Jorge Pelicano optou por partilhar: “temos material único, espólio vivo dos tempos áureos da linha do Tua, que considero importante imortalizar pelo seu valor, sentido histórico e memória futura. Era importante também não deixar na gaveta estórias e personagens fantásticos, o exemplo suíço e uma parte dedicada às pessoas e organizações que lutam pela defesa do património do Vale do Tua”. Nos extras do DVD é editada também a banda sonora original com assinatura de Manuel Faria e Frankie Chavez. Preço de venda do DVD : 14,99€.

TRAILER | TEASER AMANHECER | TEASER BARRAGENS | SITE


CLIQUE AQUI PARA VISIONAR TRAILER DVD

CLIQUE AQUI PARA VISIONAR EXTRAS DVD


FICHA TÉCNICA

Direcção Fotografia, Edição e Realização Jorge Pelicano | Assistente Realização Rosa Teixeira Da Silva | Pesquisa e Desenvolvimento Jorge Pelicano | Rosa Teixeira Da Silva Música Original Manuel Faria, Frankie Chavez, Francisco Faria Produção Costa do Castelo Filmes ProdutorPaulo Trancoso Captação de Ambientes Filipe Tavares, Joaquim Pinto Mistura e Edição de Som Toni Lourenço Arquivo Ferroviário JoaquimMendes, Bob Docherty, Fernando Nunes, Marco Prata


Co-Produção Sic Televisão Apoio Financeiro FICA


Para mais informações, solicitação de entrevistas ou envio de fotografias, contactar:


Telm. 966230699 Telf. 21843 80 20 | e-mail: pare.escute.olhe@gmail.com | ritasaloio@costacastelo.pt

http://youtu.be/U99apHVW-eM

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares